"" Claudio Quartzo: Mais de 10 termos SEO que todo o Blogger deve saber

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Mais de 10 termos SEO que todo o Blogger deve saber

Criar sites e blogs é muito fácil hoje em dia, mas existem ainda muitas pessoas que não sabem o que é SEO e quão importante ele é. Você vai certamente precisar saber um pouco mais sobre o assunto, dado que SEO significa “Search Engine Optimization“, o que em português é optimização de sites para motores de busca. Neste artigo vai encontrar a explicação de 10 termos usados quando se fala de SEO.

1. SEM (search engine markting)
Está relacionado com o marketing de serviços ou produtos através dos motores de busca. SEM é dividido em dois pilares principais: o SEO e o PPC. SEO, como já foi referido, significa Search Engine Optimization” que é a optimização de sites para que as suas páginas apareçam nos resultados orgânicos das pesquisas. PPC é a sigla de Pay-Per-Click, e é a prática de comprar clicks dos motores de busca. Os clicks provêem de links patrocinados nos resultados de pesquisa.

2. Backlink
É também chamado de inlink ou simplesmente link, e é uma hiperligação de outro website que aponta para o seu próprio site. Os backlinks são importantes para SEO porque eles afectam directamente o PageRank de qualquer página web, influenciando os seus ranks de pesquisa.

3.PageRank
PageRank é um algoritmo que o Google usa para estimar a importância relativa que as páginas web têm. A ideia básica por detrás do algoritmo é o facto que um link de uma página A para uma página B possa ser visto como um voto de confiança da página A para com a página B. Quanto maior for a quantidade de links (considerando o seu valor) para uma página, maior é a probabilidade de essa página ser importante.

4.Anchor text (ou texto âncora)
O texto âncora de um backlink é o texto em que é possível clicar na página web. Ter boas palavras-chaves no texto âncora ajuda o SEO porque o Google associa essas palavras-chave com o conteúdo do seu site. Se tiver um blog sobre a perda de peso, por exemplo, ajudaria a aumentar o seu rank de pesquisa se alguns dos seus backlinks tivessem “perda de peso” como seu texto âncora.

5. Meta Title Tag
A expressão “title tag” é literalmente o título de uma página web, e é um dos mais importantes factores no algoritmo de busca da Google. Idealmente, o seu title tag deveria ser único e conter as principais palavras-chave da sua página. Aquilo a que chamamos “Meta Title Tag” pode ser visto na parte superior do browser enquanto está a navegar no site.

6. Meta Tags
As meta tags são usadas para fornecer aos motores de busca mais informação relativamente ao conteúdo das suas páginas. As meta tags são colocadas dentro da secção HEAD do código HTML e, portanto, não são visíveis para os visitantes humanos.

7. Algoritmo de pesquisa
O algoritmo de busca do Google é usado para encontrar os websites mais relevantes para qualquer pesquisa. O algoritmo considera mais de 200 elementos (de acordo com o próprio Google), incluindo o valor do pagerank, o title tag, os meta tags, o conteúdo do website, a idade do domínio, entre muitos outros.

8. SERP
A sigla SERP significa, em inglês Stands for Searcn Engine Results Page, e refere-se à página de resultados do motor de busca. É basicamente a página que vai ver quando pesquisar por determinada palavra-chave no Google ou outros motores de busca. A quantidade de tráfego que o seu website irá receber depende no rank que terá nessas páginas.

9. Sandbox
O Google possui também um índice chamado de sandbox, ou seja, caixa de areia, onde coloca todos os sites descobertos recentemente. Quando os sites são colocados na sandbox, eles não irão aparecer nos resultados de uma pesquisa normal. Depois de o Google verificar que o website é legítimo, ele irá movê-lo da sandbox para o índice principal.

10. Densidade de palavras-chave (Keyword density)
Para encontrar a densidade de uma página web em particular basta dividir o numero de vezes que essa palavra-chave é usada pelo número total de palavras na página. A densidade de palavras-chave costumava ser um fator de SEO importante, pois os primeiros algoritmos davam-lhe grande ênfase. Mas isso já não ocorre atualmente.

11. Keyword Stuffing
Como a densidade de palavras-chave foi uma fator importante nos primeiros algoritmos de pesquisa, os webmasters começaram a “jogar com o sistema” aumentando artificialmente a densidade de palavras-chave nos seus sites. Isso é chamado de keyword stuffering, ou palavra-chave de enchimento. Hoje em dia, essa prática não vai ajudá-lo, podendo até fazer com que seja penalizado.
12. Cloaking
Esta técnica (o cloaking) envolve criar uma mesma página web que mostra conteúdos diferentes para os motores de busca e para os visitantes humanos. O objetivo é ter um determinado pagerank para palavras-chave específicas e, depois usa-se o restante trafego para promover produtos ou serviços que não estejam relacionados com essa palavras-chave. Esta prática é considerada spam e pode fazer com que seja penalizado (ou até mesmo banido) na maioria dos motores de busca.

13.Robots.txt
Isto não é nada mais que um ficheiro, que é colocado no domínio, e que é usado para fornecer informações sobre a estrutura do website. Por exemplo, através do ficheiro robots.txt é possível bloquear mecanismos de busca específicos e restringir o acesso a páginas de secções específicas dentro do site.
Em suma, todos têm objetivos idênticos para o optimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A optimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing. Assim sendo usar estes termos vai ser usual no seu dia a dia.
Saiba mais como funciona o SEO.



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